Convidamos as cidades dos países da América Latina a enviar suas propostas de projeto de ação climática para o Global Climate City Challenge, que é uma ação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e o Banco Europeu de Investimento que apoiará a preparação e o financiamento de projetos de ação climática de mitigação ou adaptação.
Essa iniciativa busca fornecer recursos públicos e investimentos privados para projetos que contribuam para a transição para uma economia de baixo carbono, com cidades verdes e resilientes. O Desafio foi desenvolvido no âmbito da Cúpula Um Planeta, uma conferência realizada em 2017, a fim de acelerar a implementação do Acordo de Paris, que estabeleceu medidas globais para a redução das emissões de gases de efeito estufa .
Autoridades municipais e empresas, serviços públicos e bancos locais com planos em questões como eficiência energética, energia renovável, resíduos sólidos e mobilidade, por exemplo, podem enviar o formulário do Desafio completo até 31 de dezembro de 2018.
Um critério para participação no Desafio é que a cidade esteja comprometida com o Pacto. Se a sua cidade ainda não aderiu ao Pacto e considerado comprometeu-se voluntariamente aderir a esta aliança global de cidades e governos locais para combater a mudança climática, visite a direção https://diferreirafotografia.com.br/americalatina/pt-br/participe/ .
Além disso, a cidade candidata deve estar inserida no estágio intermediário da preparação (viabilidade do projeto ou estruturação do projeto) ou na etapa final (finalização do projeto).
As etapas são divididas em:
- Viabilidade do projeto -> realização de modelos financeiros; análise de opções técnicas, avaliação do impacto ambiental; avaliação socioeconômica e estudos de outros especialistas
- Estruturação do projeto: Análise das opções de financiamento do projeto (público, privado, PPP, etc); desenvolvimento técnico / projeto de engenharia e projeto e implementação de processos de licitação e elaboração de contratos
- Conclusão do projeto: finalização do financiamento de projetos e estrutura legal, desenho e execução de processos licitatórios e elaboração de contratos e finalização do desenho técnico.
Saiba mais sobre o desafio em http://www.eib.org/en/projects/sectors/urban-development/city-call-for-proposal/index.htm