O I Encontro Regional ICLEI da Amazônia, organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul, Instituto Humanize e a prefeitura de Barcarena , que contou com o apoio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas), ocorreu na cidade de Barcarena/PA, Brasil, nos dias 1, 2 e 3 de agosto.
A sessão do “Fórum de Cidades Pan-amazônicas (FCPA) – Governos Locais do Brasil como Agentes de Mudança e Líderes na Ação Climática da Região Amazônica, que aconteceu no dia 2 de agosto, proporcionou um espaço de reflexão entre redes de governos locais e gestores municipais, de como as cidades são agentes de mudança e líderes na ação climática da região amazônica.
Participaram do painel Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Gláucia Macedo, Gerente de Gestão Pública do Instituto Humanize e Valentina Falkenstein, Coordenadora do Helpdesk do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas. Uolli Briotto, Assessora Regional do ICLEI América dos Sul ficou responsável pela moderação da mesa que também contou com a participação da prefeita Francineti Carvalho, de Abaetetuba/PA bem como dos secretários/as de meio ambiente dos municípios de Palmas/TO, Porto Velho/RO, Manaus/AM, Belém/PA e de Barcarena/PA.
Os gestores e gestoras relataram as suas experiências na primeira sessão presencial do Fórum das Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) realizado em Leticia, Colômbia, de 12 a 14 de julho, assim como a necessidade de olhar e propor projetos para os governos locais da Amazônia, considerando os seus desafios e as suas particularidades.
Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA)
O Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) foi criado para fortalecer a representação regional e fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre governos locais, visando promover o desenvolvimento sustentável. Atualmente, reúne representantes das cidades amazônicas da Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru.
O Fórum atua como mecanismo de cooperação, para posicionar as cidades amazônicas como referências globais no desenvolvimento urbano sustentável, em que os gestores colaborem mutuamente na implementação de medidas de monitoramento e esforços para implementar os marcos globais de sustentabilidade.
Segundo Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, o evento visa apresentar resultados preliminares do projeto Amazônia 2030 e de outras iniciativas. “Esse é o primeiro encontro do ICLEI na Amazônia brasileira. Representamos as autoridades locais do mundo todo nas agendas globais do clima e da biodiversidade. Estar aqui fazendo esse encontro significa escutar as demandas, os desafios, as dificuldades, as potencialidades das cidades da Amazônia e organizar mensagens-chave para levar para essas conferências que irão acontecer, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2022 (COP 27) em novembro, no Egito; e a Conferencia de ONU sobre Biodiversidade (COP15)
em dezembro, em Montreal, no Canadá“, pontuou.
As cidades de Belém e Barcarena aderem ao Pacto
A cidade de Belém (PA) se tornou a última capital brasileira a aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), projeto financiado pela União Europeia. Na noite do 1° de agosto, durante o I Encontro Regional ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) da Amazônia, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a carta compromisso que integra o município à rede.
“É um ato de compromisso com o futuro, de compromisso com o tipo de desenvolvimento que nos traga justiça social, justiça para com a natureza e com a democracia. Assinar este pacto é mostrar que a biodiversidade amazônica tem que ser preservada e as cidades amazônicas são partes desse ecossistema”, ponderou o prefeito Edmilson.
O município de Barcarena (PA) também aderiu ao Pacto e se comprometeu com a luta contra as mudanças climáticas e a redução de seus impactos. “Incluir a nossa cidade nesta rede que já vem trabalhando no tema e, buscar as boas práticas, as boas experiências, poder aplicar no município de Barcarena, fazer com que o município se torne cada vez mais comprometido com as causas climáticas e com certeza isso acaba se refletindo no dia a dia das pessoas. Então, em busca desse bem-estar social que a gente adere a esse pacto e eu tenho certeza que escolhemos os parceiros certos para estar caminhando nessa luta”, pontuou o prefeito.
Sobre o I Encontro Regional ICLEI Amazônia
Os Encontros Regionais do ICLEI Brasil têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros (universidades, setor privado, organizações do terceiro setor) apresentando as tendências internacionais, promovendo a sensibilização de diversos atores sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável. Os encontros adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, na trilha de cada um dos cinco caminhos de desenvolvimento promovidos pelo ICLEI.
Os governos locais e regionais, nesse contexto, desempenham um papel de liderança no endereçamento da emergência climática, para que resultados concretos sejam atingidos. O desenvolvimento da justiça climática urbana vai além de questões como equidade e representatividade, pois também considera as ações humanas danosas ao meio ambiente e como as consequências devastadoras são sentidas principalmente pelos mais vulneráveis.
Todos os painéis do Encontro estão disponíveis no canal do ICLEI. Assista:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLzkQ_zHnu9UqxzpM8KtV9WkK5I53fiCOQ