Nos dias 18 e 19 de março aconteceu em Mar del Plata, Argentina, a IV Assembleia Nacional de Prefeitos da Rede Argentina de Municípios Contra a Mudança Climática (RAMCC). A RAMCC atua como coordenadora nacional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), financiado pela União Europeia, na Argentina.
Esta edição da assembleia contou com o apoio financeiro da União Europeia, através do projeto GCoM Américas. O mais importante espaço de encontro e intercâmbio entre as lideranças dos governos locais pertencentes à RAMCC fez um balanço dos projetos que estão sendo desenvolvidos com foco na promoção de ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e na definição de estratégias futuras.
O primeiro dia do encontro reuniu mais de 200 municípios e 150 prefeitos argentinos comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, muitos dos quais fazem parte do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina.
O embaixador da Delegação da União Europeia na Argentina, Amador Sánchez Rico, destacou o Pacto Verde Europeu como “o grande compromisso que a União Europeia assumiu há dois anos, que se resume em dois objetivos: reduzir 55% das emissões efeito estufa em relação aos níveis de 1990 e o segundo é atingir a neutralidade climática em 2050”.
Sánchez Rico destacou ainda a importância de trabalhar com parceiros para enfrentar as mudanças climáticas no nível macro.
“Temos que enfrentar as mudanças climáticas com os atores que estão na linha de frente, que são as cidades, os municípios. E esta é a razão pela qual financiamos este projeto do Pacto Global de Prefeitos. É claro que as cidades são os principais agentes na hora de fornecer essas soluções e alcançar os objetivos que estão incluídos nessas ambiciosas agendas que temos”, disse o embaixador.
Cinco novas cidades se comprometem a promover o combate às mudanças climáticas
A prefeita de Despeñaderos, Carolina Basualdo, assina a carta de compromisso do GCoM
Durante a assembleia do dia 18, os prefeitos de Marco Juárez, Pedro Delarossa e Villarino, Carlos Bevilácqua; o presidente municipal de General Ramirez, Carlos Vergara; a presidente da comunidade de San José de la Esquina e a prefeita de Despeñaderos, Carolina Basualdo, assinaram a carta de compromisso do Pacto Global de Prefeitos e agora fazem parte da maior aliança global de governos locais comprometidos com o enfrentamento da crise climática.
A especialista sênior do GCoM para as Américas, Marja Edelman, esteve presente por meio de um vídeo durante a cerimônia de adesão desses governos locais. Em seu discurso, Edelman reconheceu que o comprometimento exige muito trabalho e esforço de coordenação, busca de dados e informações e alto nível de comprometimento e determinação por parte das equipes municipais. Ela salientou que durante o caminho, os municípios não estão sozinhos:
“A equipe do Pacto Global de Prefeitos irá implementar, através da RAMCC, com financiamento da União Europeia, uma série de atividades de apoio aos municípios signatários para dotá-los de ferramentas, colocá-los em contacto com outras cidades e municípios de todo o mundo, para compartilhar experiências, conquistas e trocar sobre os desafios enfrentados” – destacou Edelman.
A representante do GCoM destacou que o compromisso com o Pacto Global de Prefeitos exige um estudo aprofundado de determinadas questões e tarefas, mas não deve ser visto como uma carga de trabalho extra para as equipes técnicas ou desconectado do dia-a-dia das atividades dos municípios. “Pelo contrário, deve criar propósito e trazer orgulho, porque com muito trabalho e planejamento, os municípios se preparam para um futuro mais resiliente, de baixas emissões e sustentável para todos”, concluiu Edelman.