Na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos – FNP -, realizada nos dias 12 e 13 de março, em Brasília, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) mostrou que ações concretas e mensuráveis para enfrentar as mudanças climáticas estão ao nosso alcance. Hélinah Cardoso, coordenadora do Pacto para as Américas, ressaltou a importância da pauta climática e o papel dos governos locais para superar os desafios climáticos que o país enfrenta atualmente.
Em um importante passo em direção à sustentabilidade, seis governos locais assumiram um compromisso fundamental para combater as mudanças climáticas, aderindo ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. Petrópolis/RJ, Pelotas/RS, Paragominas/PA, Igarassu/PE, Apucarana/PR e Jaguariúna/SP são as seis novas cidades que se juntaram a esta iniciativa que visa enfrentar os desafios ambientais e facilitar o acesso de todos à energia sustentável.
Este é um sinal claro de que governos locais estão comprometidos em buscar soluções sustentáveis para garantir um futuro melhor para seus habitantes. Os prefeitos das cidades que aderiram ao Pacto enfatizaram a importância do engajamento dos municípios para promover ações concretas na área ambiental.
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, destacou a necessidade de unir esforços em prol da sustentabilidade e enfrentar os desafios ambientais. O prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior , afirmou que o Pacto é fundamental para as cidades trabalharem em conjunto com outras em prol de um futuro mais sustentável. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, declarou que a adesão à aliança reforça o compromisso do município em enfrentar os desafios climáticos e buscar soluções sustentáveis.
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, destacou a relevância do projeto como uma aliança global e comemorou a integração à rede, destacando que o município intensificará suas ações pela sustentabilidade e qualidade de vida dos cidadãos.
“Esta iniciativa é um grande passo em direção a um futuro mais sustentável e renovável, onde todas as cidades podem ser mais verdes e mais limpas”, afirmou a prefeita.
Para o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, fazer parte do GCoM é assumir o compromisso com as políticas públicas voltadas para a defesa do clima e da energia. “Vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida e frear o aquecimento global do nosso planeta e da nossa cidade”, destacou.
A Frente Nacional de Prefeitos é uma das instituições coordenadoras do Pacto Global de Prefeitos no Brasil e vem apoiando na implementação da Estratégia Nacional do Pacto para o país.