3 de maio de 2023. Denver, Estados Unidos. Prefeitas e prefeitos de toda a América Latina, Caribe, Canadá e Estados Unidos reuniram-se, de 24 a 30 de abril, em Denver, Colorado (EUA), para participar da Cúpula das Cidades das Américas, um encontro organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Bienal das Américas.
“Foi uma honra sediar essa reunião inaugural e dar as boas-vindas aos delegados de todo o continente americano à Mile High City por sediar este espaço que trará conversas importantes”, reafirmou Michael Hancock, prefeito de Denver, durante seu discurso. “Prefeitos, funcionários municipais, líderes empresariais e de organizações sem fins lucrativos de todo o continente americano estão prontos para abordar os problemas importantes. Estamos prontos para começar a trabalhar”, publicou o prefeito em seu mural do Twitter.”
A agenda deste evento internacional abrangeu desde as infraestruturas e o desenvolvimento sustentável, o financiamento, a inclusão social e o empoderamento das mulheres até propostas relativas aos transportes urbanos públicos e privados, a digitalização, a transição energética e a luta contra as mudanças climáticas, entre outros.
A União Europeia também esteve presente através do seu projecto Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas, projeto que acompanhou a participação da prefeita Carolina Leitao, do município de Peñalolén, no Chile, e Presidente da Associação Chilena de Municípios, que interveio como painelista na sessão geral de abertura, na qualidade de membro do Pacto, e foi expositora em diversas sessões paralelas.
“Peñalolén enfrenta uma situação face às alterações climáticas que não é diferente das que enfrentam muitas cidades pequenas da região. Juntamente com muitas outras cidades, pertencemos ao Pacto Global de Prefeitos e, através dessa rede, pudemos conhecer iniciativas e partilhar experiências para replicar e trabalhar de forma inovadora com ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas nos nossos municípios”, enfatizou Leitao.
Várias sessões abordaram questões relacionadas às mudanças climáticas e como esse desafio global pode ser enfrentado pelos governos locais, como o evento intitulado “Desenvolvimento Urbano e Economia Circular”, organizado pelo ICLEI. Durante essa sessão, Cam Guthrie, prefeito de Guelph, Canadá, e membro da Junta Diretiva do Pacto Global de Prefeitos, indicou que, para desenvolver parcerias, é necessário conhecer e entender as experiências, práticas e conhecimentos de outros municípios. “Não há como falar de economia circular se não compartilharmos informações e aprendermos como torná-la realidade em nossos territórios”, pontuou Guthrie.
Sobre esse mesmo tema, Luis Donaldo Colosio, prefeito de Monterrey, enfatizou que as cidades são as principais responsáveis na luta contra as mudanças climáticas e que devem ser as principais responsáveis pela mitigação. “Todas as metas devem ter um local de aterrissagem e as cidades têm a oportunidade de assumir esse protagonismo, pois somos as cidades que podemos dar essa circularidade ao sistema local”, alertou Colosio. “Devemos revisar como manejamos nossos recursos naturais e como os inserimos em nosso sistema econômico. Trata-se de uma reengenharia de nossos hábitos de consumo”, enfatizou.
Nessa primeira edição da Cúpula das Cidades, buscou-se promover a cooperação entre os líderes locais de todo o Hemisfério Ocidental para compartilhar soluções entre si e em conjunto com os formuladores de políticas internacionais, a fim de promover iniciativas como o Cities Forward. Essa iniciativa foi lançada nesse encontro e busca unir cidades grandes, médias e pequenas nos Estados Unidos com suas contrapartes na América Latina e no Caribe para aprendizado e conexão entre pares.
Cerca de 4.000 pessoas participaram da cúpula no centro de Denver, incluindo 250 prefeitos representando 35 países de todas as Américas.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
- O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior aliança mundial de cidades e municípios que lideram a luta contra as mudanças climáticas, com o apoio de redes municipais e outros atores chaves na ação climática subnacional.
- Conta com mais de 12.700 cidades comprometidas em mais de 142 países ao redor do mundo, representando mais de 11% da população mundial.
- Estima-se que, juntos, os municípios signatários do GCoM podem alcançar uma redução de 1,4 gigatoneladas de CO2 por ano em 2030.
- Ao implementar as ambiciosas ações climáticas com as quais se comprometeram, os municípios signatários do GCoM contribuem para alcançar os objetivos do Acordo de Paris.
- Atualmente, o GCoM conta com treze Pactos Regionais e Nacionais (incluindo um para a América Latina) que permitem apoiar os municípios em todo o mundo.
Sobre o projeto “Apoio ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia – Ação nas Américas” (GCoM Americas)
- O projeto é financiado pelo Instrumento de Parceria da UE, que apoia a realização dos objetivos políticos da UE em áreas como as mudanças climáticas e a projeção externa do Pacto Verde da UE. Gerenciado pelo Serviço de Instrumentos de Política Externa (FPI) da Comissão Europeia.
- O objetivo geral do projeto é desenvolver, monitorar e liderar a ação e a diplomacia climática e de energia sustentável a nível global e a nível local e, assim, apoiar a implementação do Acordo de Paris, juntamente com a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e outras iniciativas da ONU voltadas para as mudanças climáticas e as cidades.