De 29 a 31 de março, prefeitos e prefeitas se reúnem em Cartagena de Índias, uma das Cidades Emblemáticas do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas (GCoM Américas), projeto financiado pela União Europeia. A reunião ocorre no âmbito do Congresso Nacional de Municípios 2023, organizado pela Federação Colombiana de Municípios (FCM), que coordena o Pacto no país.
O evento contou com um painel de alto nível, “Governança para a crise Climática”, com a participação do Diretor de Mudança Climática e Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sebastián Carranza; da Vice-Presidente de Sustentabilidade – EPM, Ana Milena Joya; do Calderón Vigía Forestal, representado por Víctor Manuel Saborio e do prefeito de Tópaga – Boyacá, Álvaro Henry Barrera Díaz. A especialista do Pacto, Belén Jiménez, representou a aliança.
O prefeito de Tópaga/Boyacá e representante do Fórum de Prefeitos do Pacto na América Latina, Álvaro Henry Barrera Díaz, compartilhou sua experiência sobre a importância da participação de comunidades pequenas como a sua em iniciativas internacionais como o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. Destacou como o projeto o ajudou em matéria de adaptação e mitigação ao trabalhar coletivamente com oito municípios vizinhos e agradeceu a oportunidade que a aliança oferece de reunir-se com cidades de outros países e compartilhar problemáticas similares às de sua localidade.
Em representação ao Pacto, a especialista Belén Jiménez reforçou três pontos-chave para lutar contra a crise climática: a necessidade de entender que os desafios globais só podem se materializar no plano local, por isso o Pacto apoia diretamente cidades pequenas e médias que são as que primeiro sentem os efeitos do clima; a importância da descarbonização e da adaptação às mudanças climáticas; e a integração da agenda climática de maneira transversal na formulação de políticas públicas a nível local, provincial e nacional, com o apoio de todos os setores, incluindo o setor privado, público, academia e sociedade civil, para enfrentar a crise climática.
Apoio técnico e financeiro em discussão
Belén Jiménez, especialista do Pacto para América Latina, liderou o workshop “Oportunidades de apoio técnico e financeiro para municípios no âmbito do GCoM Américas”. Como parte da estratégia nacional do Pacto na Colômbia, o objetivo do encontro foi apresentar as principais ferramentas para facilitar a gestão técnica e o acesso a fontes de financiamento climático, assim como informar sobre o apoio técnico para a elaboração de planos de ação climática. Além disso, junto com a FCM e com ICLEI se conversou sobre a estratégia nacional, as atividades que estão sendo realizadas e os processos que estão sendo realizados nas diferentes cidades, bem como as que estão previstas para os próximos meses.
“A crise climática é um alerta para todos nós. A descarbonização e a adaptação são os dois caminhos sem retorno que devemos seguir para garantir um futuro sustentável para todos”, afirmou Jiménez. “Como líderes e cidadãos, é nossa responsabilidade agir de maneira decisiva e tomar medidas concretas para abordar esse desafio”, finalizou.
Com 37 cidades comprometidas com o Pacto e liderando a luta climática na Colômbia, a FCM considera estratégica a visibilidade que espaços como este têm a nível local, regional, nacional e internacional.
Durante o debate, foram abordados temas-chave como as vantagens do apoio do Pacto, a aceleração da ação climática local na Colômbia e os benefícios de trabalhar em associativismo local e unir esforços a nível local, como tem sido feito em Tópaga.
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas (GCoM Américas) é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra a mudança climática, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso a energia sustentável e acessível para todos. O Pacto é financiado pela União Europeia, parceiro estratégico da região na luta contra a mudança climática.
Mais informações:
Imprensa: Ebida Santos, [email protected]
A nível técnico: Belén Jiménez, [email protected]