13 de Março, 2023. San Martin de los Andes, Argentina. Onze novas cidades argentinas aderiram ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) Américas, demonstrando o seu empenho voluntário na luta contra as alterações climáticas e a importância do trabalho em rede para implementar soluções concretas. Na Argentina, a temperatura média deverá aumentar entre 1,5°C e 2,5°C até 2050, e entre 2,5°C e 4°C até 2100, segundo um relatório da Secretaria do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Argentina. O aumento da temperatura já está causando impactos significativos, tais como o derretimento acelerado dos glaciares na Patagônia, a diminuição da disponibilidade de água em algumas regiões, e a intensificação das secas e inundações.
A adesão destas cidades é uma clara demonstração da liderança dos governos locais na luta contra as alterações climáticas e do seu empenho em implementar soluções concretas. A assinatura ocorreu durante a V Assembleia de Presidentes de Câmara da Rede Argentina de Municípios Contra as Alterações Climáticas (RAMCC), realizada em San Martin de los Andes nos dias 3 e 4 de março.
O município de Basavilbaso está a trabalhar na implementação de tecnologias e práticas sustentáveis para reduzir a sua pegada de carbono. Algumas destas ações incluem a instalação de painéis solares em edifícios municipais e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis na zona rural do município. O Presidente da Câmara Municipal Mario Hernán Besel salientou o seu interesse em fazer parte da aliança GCoM e salientou que “é um orgulho e uma honra assinar e incorporar-se a esta aliança”.
A Presidente da Câmara de El Trébol, Natalia Sánchez, salientou também a importância do trabalho em rede, da cooperação e da partilha de experiências por parte de outras cidades. “Vamos somar, vamos pôr paixão nisso. Temos muitos destes presidentes da Câmara que nos dão força para que os resultados sejam muito mais positivos”, refletiu Sánchez. El Trébol já está implementando um plano de gestão de resíduos sólidos urbanos com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados e aumentar a taxa de reciclagem. Além disso, está trabalhando para promover a utilização de transportes públicos e bicicletas como alternativas ao uso de veículos privados.
Conscientes dos desafios, algumas das cidades, como General San Martín, já estão trabalhando em projetos climáticos e viram os benefícios da cooperação internacional na luta contra as alterações climáticas. O município tem três projectos financiados pela União Europeia através do Banco Europeu de Investimento. O Presidente da Câmara, Oscar Ramón Jayat, salientou a importância de aderir ao Pacto e agradeceu à RAMCC pela sua inclusão: “É uma grande honra poder assinar este acordo para aderir ao Pacto Global de Prefeitos”, afirmou.
Os eventos para o intercâmbio de informações e experiências organizados pela aliança Pacto Global de Prefeitos revelaram-se também muito importantes para as cidades signatárias. O Presidente da Câmara de Zapala, Carlos Koopmann Irizar, salientou a sua importância e disse estar “feliz por todos os anos nos apresentarem e facilitarem novas experiências que podemos replicar dia após dia na nossa cidade”. Zapala está trabalhando para promover o turismo sustentável como uma alternativa econômica e ambientalmente responsável. Além disso, está realizando ações para promover a utilização de energias renováveis e a eficiência energética.
A adesão ao Pacto Global de Prefeitos é uma oportunidade para os governos locais, juntamente com os cidadãos das suas cidades, transformarem situações relacionadas com o ambiente e as alterações climáticas. Como afirmou o Presidente da Câmara de Sunchales, Gonzalo Toselli, eventos como este são uma oportunidade para aprender e juntar-se à luta contra o clima, o que nos mostra a importância do empenho dos governos municipais em “transformar situações relacionadas com o ambiente e a mudança climática”. Celebramos a possibilidade de aderir ao Pacto”, refletiu ele.
A luta contra as alterações climáticas é uma tarefa conjunta que requer a cooperação e o empenho de todos. Como afirmou o Presidente da Câmara de San Vicente, Gonzalo Aira, “certamente a partir daqui vamos enriquecer as nossas novas cabeças para começar a desenvolver com as nossas equipes de trabalho as novas e futuras políticas que concretizaremos”.
Estiveram presentes os membros do Fórum de Prefeitos
O Pacto Global de Prefeitos nas Américas conta com representantes do Fórum de Prefeitos na Argentina, entre eles a Presidente da Câmara de Despeñaderos, Carolina Basualdo e o Presidente da Câmara de San Justo, Nicolás Cuesta. No âmbito deste evento, Basualdo apresentou a sua experiência como representante do Fórum de Prefeitos do GCoM na Argentina.
Basualdo salientou a importância da liderança política na ação climática local: “Estou convencida de que só através da ação dos governos locais podemos trabalhar nos desafios ambientais que os nossos territórios enfrentam. Para tal, o apoio prestado por redes como a RAMCC e o GCoM é fundamental não só para o planejamento, mas também para a implementação de ações concretas em nossos municípios.
A experta do Pacto, Belén Jiménez, fez uma apresentação sobre a aliança, seus objetivos e principais benefícios. Especificamente, insistiu no trabalho conjunto que o GCoM e a RAMCC realizam na Argentina, uma vez que a Estratégia Nacional aprovada para o país trabalha em diferentes linhas de ação, sendo algumas delas: apoio às cidades para desenvolver e actualizar os seus Planos de Ação Climática, apoio técnico para o desenvolvimento dos seus inventários de GEI, acesso à formação e capacitação, troca de experiências e boas práticas entre cidades e a ligação com oportunidades de acesso ao financiamento, entre outras. A implementação da Estratégia Nacional na Argentina tem progredido em um bom ritmo e o empenho dos municípios no trabalho em rede se faz evidente, o GCoM tem 169 cidades comprometidas com o Pacto no país.
Para mais informações contactar: [email protected]
Damos as boas-vindas a:
- Basavilbaso
- El Trébol
- Libertador General San Martín
- San Antonio de Arredondo
- Santo Tomé
- Sunchales
- Villa Regina
- Zapala
- Las Flores
- San Vicente
- Ticino