- 145 candidaturas de projetos recebidas com um total de oportunidades de investimento superiores a 5 bilhões de euros
- As primeiras 20 cidades pré-selecionadas têm um potencial de investimento de 1,4 bilhão de euros
- As propostas de projetos vão desde medidas de e-mobilidade, geração de energia a partir de resíduos, espaços verdes, resiliência e adaptação ao clima
- Primeira etapa de 6 vencedores a serem destacados na Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas em 23 de setembro em Nova York
Na Conferência Internacional sobre a Ação Climática – ICCA 2019 – em Heidelberg, Alemanha, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e o Banco Europeu de Investimento anunciaram as 20 cidades pré-selecionadas do Global Climate City Challenge (Desafio Global das Cidades pelo Clima, em português).
Lançado na Cúpula Global de Ação Climática, em São Francisco, em setembro de 2018, o Global Climate City Challenge visa fortalecer a assistência técnica e o financiamento de projetos de ação climática, especialmente em cidades da África, Ásia e América Latina, bem como na UE. Além da adaptação e mitigação do clima, o apoio ajudará as cidades a criar empregos e, ao mesmo tempo, reduzirá as contas de energia, melhorando a qualidade do ar, gerenciando resíduos e águas residuais de forma sustentável e apoiando a resiliência.
O Desafio recebeu 145 propostas de projetos de 103 governos locais e subnacionais e 2 consórcios de 43 países. A primeira seleção de seis cidades cujos projetos serão apoiados por assistência técnica e financiamento será anunciada na Cúpula sobre a Ação Climática das Nações Unidas em Nova York, no dia 23 de setembro.
A vice-presidente do BEI, Emma Navarro, responsável por Acção Climática e pelo Ambiente, afirmou: “O Desafio Global das Cidades pelo Clima é um exemplo concreto de liderança e cooperação internacional da UE para cumprir os objectivos do Acordo de Paris. Temos a satisfação de trabalhar com nossos parceiros e as cidades que se candidataram para criar projetos de ação climática de alto impacto em todo o mundo. O Desafio atende às demandas concretas de assistência técnica e financiamento para a ação climática nas cidades. Reunindo a experiência do BEI, do Pacto Global de Prefeitos, bem como do ICLEI, C40 e GIZ, ajudaremos a levar os projetos para fora e mobilizaremos financiamento de fontes públicas e privadas para investimentos que beneficiem as comunidades locais. Agradecemos a todas as cidades que se inscreveram ”.
Maroš Šefčovič, Copresidente do Pacto Global de Prefeitos, vice-presidente da Comissão Européia, responsável pela União da Energia, disse: “Estou muito feliz em saber que o Desafio Global das Cidades pelo Clima recebeu uma impressionante proposta de 145 projetos de 43 países de todo o mundo. As cidades têm um papel essencial na abordagem do desafio climático global. A nossa iniciativa conjunta com o Banco Europeu de Investimento e o Pacto Global de Prefeitos demonstra que a Europa não só reconhece este papel, como também está pronta para investir em soluções inovadoras e empolgantes. Tenho certeza de que muitas cidades ao redor do mundo serão inspiradas pelos projetos vencedores. ”
Mohammed Adjei Sowah, prefeito de Accra, Gana: “O acesso ao financiamento é uma das barreiras mais significativas que as cidades enfrentam para alcançar seus ambiciosos objetivos climáticos. Estou muito satisfeito por ver que uma variedade tão grande de cidades foi selecionada e animado por ver a cidade de Sekondi Takoradi, Gana, como parte das 20 cidades pré-selecionadas que estão se movendo para a próxima etapa do processo de seleção. Essa iniciativa, destinada a mitigar os riscos da mudança climática e aumentar o impacto do investimento relacionado ao clima, apoiará as cidades de uma maneira que, de outra forma, seria um desafio para elas ”.
Nanda Jichkar, prefeita de Nagpur, na Índia: “Enquanto as cidades estão na vanguarda da ação climática, há muitas, especialmente pequenas e médias cidades, que carecem de recursos. Esta colaboração entre o Pacto Global de Prefeitos e o Banco Europeu de Investimento está ajudando as cidades através de apoio financeiro e assessoria técnica. Isso dará aos projetos ambiciosos do clima a pressão de que precisam para ajudar as cidades a transformar suas estratégias climáticas em realidade e cumprir as metas do Acordo de Paris. Estou muito satisfeito por ver que o Desafio Global das Cidades pelo Clima recebeu com sucesso muitas aplicações e que Surat, na Índia, está entre as 20 cidades pré-selecionadas. ”
Sobre o Desafio Global das Cidades pelo Clima e a convocatória de cidades:
O Global City Change City Challenge é uma iniciativa conjunta do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, representando mais de 9.000 cidades de seis continentes, e o Banco Europeu de Investimentos, o maior banco público internacional do mundo, e em colaboração com cidades globais e locais, redes, incluindo o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – e o Grupo de Liderança Climática de Cidades C40. FELICITY, um programa de assistência técnica para projetos de infra-estrutura de baixo carbono nas cidades, liderado conjuntamente pela Corporação Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), também contribuirá para o Desafio. www.eib.org/GCCCC
Sobre o Banco Europeu de Investimento:
O Banco Europeu de Investimento é a instituição de empréstimos a longo prazo da União Europeia e é propriedade dos Estados-Membros da UE. Disponibiliza financiamento a longo prazo para um investimento sólido, a fim de contribuir para os objetivos políticos da UE, tanto na Europa como em outros países. O BEI está ativo em cerca de 160 países. Com 100 mil milhões de USD de investimentos relacionados com o clima, comprometidos nos cinco anos até 2020, em apoio ao Acordo de Paris, o Banco da UE está entre os maiores financiadores mundiais da ação climática e do meio ambiente.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia:
O GCoM é a maior aliança global de liderança climática, unindo uma coalizão global de mais de 9.200 cidades e governos locais. As cidades e os parceiros do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia compartilham uma visão de longo prazo de apoio à ação voluntária para combater as mudanças climáticas e para uma sociedade resiliente e de baixa emissão. O GCoM atende cidades e governos locais, mobilizando e apoiando ações ambiciosas, mensuráveis e planejadas de clima e energia em suas comunidades, trabalhando com redes municipais / regionais, governos nacionais e outros parceiros para alcançar nossa visão. Liderada pelo Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Ação Climática, Michael R. Bloomberg, e pelo Vice-Presidente da Comissão Européia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende cidades de 6 continentes e 132 países, representando mais de 800 milhões de pessoas ou 10% da população global. www.globalcovenantofmayors.org