Multiplicam-se as vozes de governantes que falam abertamente do impulso de sociedades que converterão o cuidado com o meio ambiente em uma prioridade.
Especialista em mudanças climáticas, Christiana Figueres, lançou em dezembro um podcast onde se falou sobre os desafios do mundo atual contra as mudanças climáticas e as ações que tanto internacional como nacionalmente estão sendo realizadas frente ao fenômeno.
Em seu primeiro episódio, «Everything to Play for«, em relação ao terceiro aniversário do Acordo de Paris, Christiana entrevistou o Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, que se mostrou consciente e comprometido com as mudanças climáticas.
Alvarado chama atenção durante a conversa à dificuldade de trabalhar pelo meio ambiente em um contexto internacional como o atual, onde segundo ele há países com diferentes critérios e diferentes maneiras de lidar com o problema. No entanto, ele garante que, em questões de mudanças climáticas, «devemos fazer um esforço, não apenas com a mente, mas também com o coração» e salienta a importância de que isto seja traduzido em fatos, em tecnologia, em ciência ou em valores.
Alvarado esclarece que a luta contra a mudanças climáticas não é apenas economia ou tecnologia, mas também ética e filosofia, e que é «uma tarefa baseada no amor; o amor da geração atual pela geração futura».
Segundo o presidente, a Costa Rica trabalhará decisivamente contra as mudanças climáticas nos próximos anos e espera servir de exemplo e inspiração para outros países na tarefa. Apesar de ser um país pequeno, Alvarado garante que nos próximos anos promoverá importantes iniciativas ambientais, como o turismo ecológico ou a implementação de novas redes de energias renováveis.
Alvarado também destaca a importância de fazer com que a população entenda que faz parte desse longo projeto, «um processo em que o governo e a população precisam estar interconectados, sendo co-dependentes e co-responsáveis».
Acompanhe o podcast It´s Going to be Tremendous, que aborda os desafios do mundo atual contra as mudanças climáticas, em: http://globaloptimism.com/
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia reúne formalmente o Compact of Mayors e o Covenant of Mayors da UE, as duas principais iniciativas das cidades para ajudar as cidades e os governos locais na sua transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global. Dirigido pelo Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para Cidades e Mudança Climática, Michael R. Bloomberg, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 9.149 cidades em 6 continentes e mais de 120 países, que representam mais de 700 milhões de pessoas ou 10% da população mundial. Obtenha mais informações em http://pactodealcaldes-la.