O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia teve um Ato de Assinaturas, no dia 21 de março, em Mendoza (Argentina), no âmbito do III Foro Iberoamericano de Alcaldes, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Cidade de Mendoza. Esse fórum é uma preparação para a Reunión Anual de las Asambleas de Gobernadores, do BID e do BID Invest – Corporación Interamericana de Inversiones, que acontece entre 22 e 25 de março, ainda em Mendoza.
Na ocasião, oito cidades da Argentina selaram ou confirmaram seus compromissos com o Pacto: Corrientes, Guaymallen, Yerba Buena, Mendoza, Rosario, San Fernando del Valle de Catamarca, Tres de Febrero e Godoy Cruz. Além dessas, a cidade mexicana de Xalapa também assinou o Pacto.
O próximo passo para essas cidades será realizar estudos climáticos para averiguar a atual situação ambiental no município. Depois, cada cidade estabelecerá suas metas de redução de gases de efeito estufa e, com o apoio do Pacto, passará a executar seu plano de ação para atingir essas metas.
Acesse nosso boletim de imprensa completo.
O Pacto Global de Prefeitos
Alinhado a políticas internacionais no âmbito das mudanças climáticas, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta à mudança climática, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos. Qualquer cidade do mundo pode participar, sem importar seu tamanho ou localização.
Na Argentina, o Pacto é apoiado por Coordenadores Nacionais – a Red Argentina de Municipios Frente al Cambio Climático (RAMCC) e a Federación Argentina de Municipios (FAM) – e um Comitê Consultivo, composto por ICLEI, Ministério de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ministério de Relações Exteriores e Culto, RAMCC, FAM e a Delegação da União Europeia na Argentina.
Para saber como sua cidade pode participar do Pacto, acesse nossa página.
(Com fotos cedidas pela Municipalidade de Mendoza)