No México, vinte e quatro novas cidades manifestaram interesse em aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) Américas, destacando seu compromisso voluntário em combater a mudança climática e a importância do trabalho em rede para implementar soluções concretas.
O anúncio foi feito em 17 de março durante a XXIV Assembleia Nacional da Associação de Autoridades Locais do México (AALMAC), onde foi apresentada a Estratégia Nacional do México sobre a mudança climática. A apresentação foi feita por Luis Carlos Lara Damken, presidente da Associação Mexicana de Institutos de Planejamento Municipal (AMIMP), organismo que atualmente desempenha a função de Coordenação Nacional e Presidência do Comitê Consultivo Nacional (CCN).
O evento reuniu 350 municípios mexicanos membros da AALMAC, incluindo a Cidade do México, representada pela Chefe de Governo Claudia Sheinbaum Pardo e pelo prefeito de Ahome, Gerardo Octavio Vargas Landeros. Landeros em sua mensagem como Presidente Nacional eleito da AALMAC e membro do Fórum de Prefeitos do Pacto pela América Latina, ratificou o compromisso para que em sua gestão sejam dados passos firmes para o futuro do bem-estar do México, comprometido ao cuidado do meio ambiente através do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina.
O crescente interesse das cidades em aderir ao Pacto Global de Prefeitos é um claro exemplo da liderança que os governos locais pretendem assumir no combate às alterações climáticas e do seu empenho na implementação de soluções concretas. É também uma amostra do que a representante do Joint Research Centre de la Unión Europea (JRC), Silvia Rivas, apontou em relação à consciência que os governos locais devem ter sobre seu papel no combate às alterações climáticas como meio de alcançar o bem-estar de seus cidadãos: «O México é um caso especial por sua capacidade e abertura para repensar as ações que estão sendo realizadas em relação à ação climática.»
No México, a elaboração de planos de ação climática e seu acompanhamento com o apoio financeiro e capacitação técnica dos governos locais por meio do GCoM, evidencia o sucesso e o avanço firme e coerente da Estratégia Nacional do Pacto, que visa fortalecer os mecanismos de governação como elemento-chave na luta contra as alterações climáticas.
A adesão ao Pacto Global de Prefeitos é uma oportunidade para os governos locais, junto com os habitantes de suas cidades, de agirem em conjunto para reduzir e minimizar os impactos das alterações climáticas. Estamos ansiosos para colaborar e construir um futuro melhor, inclusivo e mais democrático por meio da ação climática conjunta com os vinte e quatro municípios que se inscreveram para aderir ao Pacto: Playas de Rosarito, El Carmen Tequexquitla, Almoloya del Río, Santa Clara, San Luis de Cordero, Actopan, Champotón, Coahuayana, Héroica ciudad de Tlaxiaco, La Paz, Tláhuac, El Salto Jalisco, San Marcos, Tepic, Ensenada, San Salvador, Mineral de la Reforma, Totolap, Juchitepec, Melchor Ocampo, Tizayuca, Almoloya de Juárez, Tlaxco, Ixtacuixtla de Mariano Matamoros.