O Equador é mais um país da região a abrir portas à governança do Pacto Global de Prefeitos pelo clima e a Energia na América Latina. O Comitê Consultivo Nacional (CCN) foi formado e teve sua primeira reunião na última quinta-feira (03). Estiveram presentes representantes da Delegação da União Europeia no Equador, a Associação de Municipalidades Equatorianas (AME), a WWF Equador, o Ministério do Ambiente, o Distrito Metropolitano de Quito, o ICLEI América do Sul e o Secretariado do Pacto na América Latina.
Na reunião, discutiu-se a importância de somar esforços na luta climática, assim como estratégias e prioridades do Pacto no Equador, de maneira a envolver os municípios do país de forma mais rápida e comprometida.
Na quinta-feira (04), no evento organizado por Quito “Diálogos pelo Clima: por uma integração vertical de ações climáticas e nacionais”, o Pacto foi oficialmente lançado no país, com o convite para as municipalidades assinarem o compromisso. Nesse evento, Mauricio Rodas (Prefeito de Quito), Tarcisio Granizo (Ministro do Ambiente), Alejandro Álvarez (Diretor da AME) e Hugo Arnal (Diretor da WWF Equador) assinaram o compromisso das instituições como membros do Comitê Consultivo no país.
Agora, as cidades do Equador têm mais uma oportunidade de somar esforços com atores internacionais contra a mudança climática. Conheça mais sobre como fazer a adesão de sua cidade ao Pacto aqui.