A fim de desenvolver estratégias e planos de ação para combater os efeitos do aquecimento global em 15 municípios, a Associação dos Municípios do Peru e do Fórum das Cidades para a Vida assinaram na semana passada um acordo em Lima, que será válido até o ano de 2022.
O acordo dá ênfase especial à formação de profissionais e autoridades locais comprometidas com questões ambientais e servirá para estabelecer mecanismos e instrumentos de coordenação, cooperação e acordo institucional sobre o assunto.
Sob as reuniões de concordância entre os prefeitos dos municípios parceiros do fórum, a AMPE e outras associações municipais serão desenvolvidas para convidar outras cidades e municípios no Peru para participarem do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCOM), uma aliança global que já dispõe de mais de 9.000 cidades em todo o mundo que trabalham contra os efeitos da mudança climática. Mais eventos comemorativos de adesão de novas cidades ao pacto serão realizados.
O acordo também vai promover o intercâmbio de experiências em relação ao Pacto de Prefeitos do Peru e o desenvolvimento de parcerias para apoiar a implementação da estratégia nacional contra as alterações climáticas. Além disso, trará especialistas internacionais para o Peru, que podem oferecer sua experiência no campo.
A Associação dos Municípios do Peru é uma associação civil que reúne os municípios provinciais e distritais do país e treina as autoridades municipais sobre diferentes temas. Por sua vez, o Fórum das Cidades para a Vida é uma rede que reúne 57 instituições diferentes (governos locais, universidades, organizações sociais, populares e associações empresariais, etc.) de 20 cidades no Peru para promover territórios urbanos sustentáveis.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia reúne formalmente o Compact of Mayors e o Covenant of Mayors da UE, as duas principais iniciativas das cidades para ajudar as cidades e os governos locais na sua transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global. Dirigido pelo Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para Cidades e Mudança Climática, Michael R. Bloomberg, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 9.149 cidades em 6 continentes e mais de 120 países, que representam mais de 700 milhões de pessoas ou 10% da população mundial. Obtenha mais informações em https://diferreirafotografia.com.br/americalatina . O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina e no Caribe é o capítulo da América Latina e do Caribe que trabalha para estabelecer o Pacto Global na região.